Principais atividades:
Planejar e executar programas de incentivo à leitura e colaborar com equipe pedagógica para integrar recursos da biblioteca no currículo escolar;
Auxiliar os usuários (alunos, professores e funcionários) a localizar e utilizar os recursos informacionais, oferecendo suporte na pesquisa e no uso de ferramentas tecnológicas;
Avaliar e selecionar novos materiais para a biblioteca, mantendo o acervo atualizado e relevante para as necessidades da comunidade escolar;
Catalogar, classificar e organizar materiais impressos e digitais visando garantir fácil acesso e recuperação da informação;
Planejar e realizar ações culturais e literárias, como palestras, oficinas e clubes de leitura, para enriquecer a experiência educacional dos alunos.
Requisitos:
Ensino superior completo em Biblioteconomia, com registro ativo no CRB6.
Experiência de atuação em Bibliotecas Escolares.
Conhecimentos de MARC21 e AACR2.
Conhecimento de Sistema Pergamum.
Disponibilidade para residir em Mariana/MG.
Disponibilidade para viagem.
Informações:
Oportunidade para atuar na cidade de Mariana/MG.
40H semanais.
R$ 4.976,00 + benefícios: VA ou VR de R$37,00 por dia de trabalho, assistência médica, assistência odontológica,auxílio-creche, previdência privada, vale-transporte, programa de participação nos resultados, programa cuide-se e oportunidade de desenvolvimento (bolsa de estudo para cursos do SENAI).
Cadastre seu currículo na vaga até o dia 09/07/2025
Etapas do processo (todas eliminatórias): Análise curricular / Avaliação Teórica / Avaliação de Perfil / Entrevistas / Documentação Comprobatória / Exame médico.
Data prevista para a prova teórica: 11/06/2025
Conteúdo programático de prova:
- ALMEIDA, Maria Christina Barbosa de. Planejamento de bibliotecas e serviços de informação. Brasília: Briquet de Lemos, 2005.
- CÓDIGO de catalogação anglo-americano: AACR2. 2. ed. São Paulo: FEBAB, 2005.
- CÔRTE, Adelaide Ramos e; BANDEIRA, Suelena Pinto. Biblioteca escolar. Brasília: Briquet de Lemos, 2011.
- GROGAN, Denis. A prática do serviço de referência. Brasília: Briquet de Lemos, 2001.
- IFLA. Diretrizes da IFLA/UNESCO para bibliotecas escolares. Tradução de Maria José Vitorino. IFLA, 2006.
- MEY, Eliane Serrão Alves; SILVEIRA, Naira Christofoletti. Catalogação no plural. Brasília: Briquet de Lemos, 2009.
- RIBEIRO, Antônia Motta de Castro Memória. Catalogação de recursos bibliográficos: AACR2 em formato MARC 21. 4. ed. Brasília: Editora do autor, 2012.
- SOUZA, Sebastião. CDU: como entender e utilizar a 2ª edição padrão internacional. 3 ª. ed. Brasília: Thesaurus, 2010.
- VERGUEIRO, Waldomiro. Seleção de materiais de informação. 3ª. Ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2010.
Serão limitados os candidatos que participarão das últimas etapas, considerando aproveitamento das etapas anteriores, experiência e perfil aderente à vaga.
O retorno sobre a seleção ocorrerá por e-mail ao final do processo seletivo.
Nosso compromisso é promover um ambiente de trabalho inclusivo e que valoriza a diversidade. Por isso, todas as nossas oportunidades de trabalho são extensivas às pessoas com deficiência ou reabilitadas pelo INSS.
De acordo com a Lei 14.811/24, para atuação em estabelecimentos de ensino (Escolas SESI e SENAI) será exigido para contratação certidões de antecedentes criminais, que deverão ser obtida nos sites: Tribunal de Justiça do estado de Minas Gerais e Tribunal Regional Federal da 6ª Região.